Como identificar e combater o cansaço mental!

Como identificar e combater o cansaço mental!

novembro 6, 2020 2 Por Judet

Minhas amigas, simplesmente mulheres cheias de vida!

 

Identificar e combater o cansaço mental e emocional pode ser uma maneira fantástica para que o seu dia a dia seja mais produtivo.

E atualmente é cada vez mais comum as pessoas procurarem seus médicos com queixas de cansaço intenso, falta de energia e motivação para suas atividades diárias e vários sintomas associados a uma instabilidade emocional importante. Percebe-se quase sempre a associação de um estilo de vida desregrado com alimentação de baixa qualidade, sono insatisfatório, relacionamentos pessoais e/ou profissionais patológicos e sedentarismo. Podendo dizer que esta pessoa está ESTRESSADA.

 

 

Muitas vezes não sabemos, mas não é só o nosso corpo físico que se esgota diariamente. O nosso cérebro também trabalha arduamente todos os dias  e, por isso, ele também precisa de um “descanso” diário e um tempo de relaxamento para que o cansaço cerebral não afete nossa saúde mental e física e, principalmente, as nossas emoções.

Vivemos num mundo onde infelizmente grande parte das pessoas permanece nesse estado de forma contínua, impedindo relaxamento após a tensão, sofrendo dessa forma consequências maléficas para a saúde do indivíduo. Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção!

As alterações hormonais e metabólicas causadas pelo estresse contínuo, podem desencadear vários sintomas físicos e psíquicos como:

 Diminuição do rendimento físico e mental, falha de memória, cansaço, ganho ou perda de peso, dor de cabeça, dores musculares, ranger constante dos dentes, problemas de pele e unhas, queda de cabelo, atrasos na menstruação,problemas sexuais, insônia, ansiedade, irritabilidade, ausência de motivação, vontade intensa de chorar, pequenas coisas  o incomodam.

O estresse prolongado também diminui a resposta dos mecanismos de defesa do nosso organismo, aumentando o risco de doenças como problemas cardíacos, doenças infecciosas (gripes, herpes, etc), diabetes, colesterol elevado, hipertensão, etc.

O tratamento do estresse foca três pontos: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrenta-los.

Temos limites que precisamos reconhecer. Administrar estressores requer identificar os que “pesam” mais sobre nós e eliminar, administrar ou deixar para depois, o excesso de peso, respeitando os próprios limites. Isso requer habilidades como dizer não, negociar e priorizar. Se não descansarmos adequadamente por exemplo, nossa capacidade de atenção, concentração, memória, julgamento e tomada de decisão ficarão comprometidas.

Aumentar nossa resistência aos estressores significa manter nosso organismo saudável e em maiores condições de enfrentar os desafios. O melhor tratamento é a mudança do estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável evitando estimulantes e substâncias tóxicas como café, bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas, praticar exercício físico, manter um sono regular e buscar a estabilidade emocional buscando momentos de prazer e relaxamento.

Importante: em nenhum momento deve-se lançar mão da automedicação. Não existe medicação específica para tratar estresse, porém podemos realizar suplementações de vários ativos naturais como vitaminas, minerais, fitoterápicos, florais, etc … que podem ajudar na condução dessa situação clínica tão desgastante. Em algumas situações mais graves, pode ser necessário o uso de psicotrópicos para atenuar ansiedade ou depressão decorrentes do quadro.

Tente encontrar as causas de seu estresse e busque controlá-las. Hoje em dia os agentes estressores são muitos e nem sempre elimináveis, aprender a reduzi-los é fundamental.

Quando não podemos mudar ou eliminar o estressor precisamos nos adaptar a ele, da melhor maneira. Precisamos resolver o que fazer com o problema que está lá e vai continuar por lá.

Os estressores internos, aqueles que são resultado de características de personalidade, requerem trabalho maior. O Autoconhecimento, Psicoterapia, Meditação e técnicas de relaxamento podem ajudar a promover mudanças na nossa forma de reagir aos processos de nossas vidas.

 

Pratique um esporte ou exercícios físicos

 

 

Já é sabido que a prática de esportes ou atividades físicas trazem diversos benefícios a seus praticantes. Isso porque durante o exercício o organismo produz endorfina, também conhecido como hormônio do prazer, que provoca a sensação de bem estar, além de aliviar dores e oferecer inclusive uma excelente sensação de relaxamento.

Assim, pesquise e inicie uma atividade que você goste, pois isso é importante para que você mantenha regularidade e sinta os benefícios.

 

 

Separe um tempo para você, esse tempo é o que tem de mais importante na sua recuperação

 

 

Seja lendo um livro, assistindo TV, ouvindo música, meditando, ou mesmo realizando o simples ato de respirar mais ar puro, é importante que você desfrute bons momentos em sua própria companhia. Isso é importante para que você se conecte com você mesmo, com a sua essência, desenvolvendo assim o seu autoconhecimento e compreendendo as melhores formas de lidar com suas emoções e sentimentos.

 

Independentemente do que você faça, procure estar, verdadeiramente, em sua companhia e desfrutar desse momento sem se pressionar demais ou dar espaço às preocupações do dia a dia.

 

Evite levar trabalho para casa

Apenas se não tiver outra possibilidade recorra a esta alternativa, pois quando você leva trabalho para casa, você acaba não conseguindo se desligar e descansar efetivamente e na prática. Dessa maneira, é fundamental que ao sair do trabalho você deixa ele realmente para trás e passe pensar nele somente quando retornar.

Eu sei que esta é uma prática difícil de ser executada, entretanto, ela é uma das que mais vai lhe trazer alívio e o descanso que você necessita para a sua mente.

 

Aproveite bons momentos ao lado de sua família e amigos

 

 

Estar ao lado das pessoas que amamos e que nos amam de volta nos ajuda constantemente a recarregar as energias que gastamos com os assuntos que nos esgotam. Por isso, a minha dica é que você separe sempre um tempo para estar com seus familiares e amigos, e, principalmente, aproveite cada instante da presença de cada um deles.

Digo isso, pois são estas pessoas que vão lhe ajudar em seus momentos de dificuldade e com suas adversidades. Sendo assim, valorize-os sempre que tiver a oportunidade.

 

Se precisar, procure ajuda especializada

Se ao longo de sua jornada você perceber que não está conseguindo lidar com suas emoções e sentimentos de maneira positiva e assertiva, a minha dica é que você procure ajuda especializada, como a de um pscoterapeuta, por exemplo. Esta alternativa vai contribuir para que você não caia nas armadilhas do cansaço mental e consiga vencê-lo sempre que ele insistir em aparecer.

Assim, procure um psicólogo, converse sobre os seus problemas e não guarde nenhuma de suas angústias só para você.

 

Cuide da alimentação

Outro ponto que precisa da sua atenção, para evitar que o cansaço mental tome conta, diz respeito à alimentação. É imprescindível alimentar-se de maneira adequada e saudável, evitando alimentos gordurosos, por exemplo, pois eles têm o poder de impactar diretamente em seu humor.

Dê preferência às frutas, verduras e legumes em sua alimentação, para que assim você consiga perceber os efeitos positivos que uma alimentação saudável podem lhe trazer.

Estas foram as dicas que considero mais importantes para que você comece e vença, gradativamente, o cansaço mental. Entretanto, existem algumas outras que você pode incluir e assim, se sentir uma pessoa mais forte e completa diariamente.

  • Alimente o bom humor em sua vida diariamente;
  • Não se cobre tanto;
  • Divirta-se mais;
  • Tenha momentos de lazer;
  • Não se dedique somente para o seu trabalho, lembre-se que você também é um ser humano e precisa viver;
  • Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  • Organize suas tarefas diárias;
  • Separe suas atividades por ordem de prioridade;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Não se deixe estressar com o trânsito;
  • Aceite que existem dias bons e dias ruins e que cada novo dia é uma oportunidade de fazer diferente e melhor;
  • Tome banhos quentes e relaxantes;
  • Se precisar, tire alguns dias de folga ou mesmo férias;
  • Pense de maneira positiva;
  • Não deixe que os problemas, seja de qual origem for, afetem a sua vida;
  • Procure ser uma pessoa saudável;
  • Faça exercícios de respiração.

 

Fonte de pesquisa:  https://www.ibccoaching.com.br/

Fonte de pesquisa: https://alexandreacuna.com.br/