Artrose: como cuidar das nossas mãos!

Artrose: como cuidar das nossas mãos!

abril 30, 2021 0 Por Judet

Minhas queridas amigas!

Simplesmente mulheres chias de vida!

 

Vamos falar da artrose nas mãos, pois muitas de nós mulheres, já convivemos com esse problema e precisamos ter conhecimento e informação para proteger e cuidar de nossas mãos!

A artrose nas mãos começa com uma sensação de que as juntas dos dedos estão ressecadas, como se estivessem travadas ou até mesmo um pouco inchadas. Se nada for feito, com o tempo, vem um grande desconforto.

A artrose, atualmente conhecida como osteoartrite, é um doença que atinge as articulações e provoca desgastes da cartilagem responsável por deu revestimento, podendo levar a alterações nos ossos das regiões atingidas, aumentando o atrito entre os ossos, que acaba causando dor e dificuldade para realizar movimentos simples no dia a dia – como segurar objetos ou escrever. Nos casos mais avançados, há ainda a formação de nódulos duros nos dedos, provocando deformações.

 

Artrose nas mãos e dedos pode ser causada por diversos fatores

Existem diversas causas para a artrose. O esforço repetitivo, como digitar no computador ou tocar um instrumento, fazem aumentar as chances de ter a doença, mas não é capaz de provocar seu surgimento sozinho. “O esforço repetitivo pode ser um dos fatores coadjuvantes, mas geralmente, o paciente tem uma predisposição genética para desenvolver a artrose”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

O esforço repetitivo é, muitas vezes, classificado como uma questão relacionada ao trabalho, em que o organismo não está adaptado à realização de uma tarefa, mas também pode ser resultado de uma atividade de lazer. São movimentos executados repetidamente a ponto de causar lesões e sobrecargas nos músculos e nos ossos.

Assim, a artrose pode ser bastante limitante, principalmente quando atinge as duas mãos, sendo mais comum em idosos e em mulheres na menopausa, devido ao envelhecimento da cartilagem.  Além disso, ela também pode acometer pessoas que realizam atividades que exijam frequentemente as articulações das mãos, como o trabalho doméstico, por exemplo.

 

Como evitar artrose nos dedos e na mão?

A artrose é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser acentuado por diversos fatores. Mesmo que não seja uma causa imediata da artrose, é importante eliminar esse fator de risco por meio da prevenção. Para quem passa o dia em escritórios, a postura na mesa de trabalho é fundamental para evitar lesões causadas pelo esforço repetitivo. Mantenha a coluna totalmente encostada na cadeira, os pés apoiados no chão e deixe o monitor abaixo da linha de visão. Além disso, faça pausas ao longo do expediente para beber água, movimentar o corpo e descansar os dedos da digitação. O repouso é importante.

 

Sintomas da artrose

Indivíduos abaixo dos 40 anos não costumam apresentar sintomas. A evolução geralmente é lenta, mas a piora é progressiva com o passar dos anos.

Quando há sintomas, eles podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos. Quando há sintomas, geralmente são:

  • Dor nas articulações, que começa aos poucos e aumenta de intensidade no decorrer dos anos. Caracteristicamente, nas fases iniciais a dor surge com o movimento e vai embora com o repouso;
  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular. O enrijecimento tende a desaparecer segundos ou minutos depois que a pessoa começa a se movimentar, diferença importante com os casos de artrite reumatoide, em que pode persistir por horas;
  • Perda de flexibilidade. Em alguns casos a pessoa pode não conseguir dobrar como antes aquela articulação;
  • Rangidos e estalos na articulação;
  • Inchaço, quando há inflamação.

 

Como tratar a artrose nas mãos

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento inicial da artrose nas mãos é clínico, feito através de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, imobilização e reabilitação. Medicamentos protetores de cartilagem também podem retardar o processo de desgaste e, consequentemente, diminuir a dor.

Em casos mais avançados, é melhor que seja realizada uma intervenção cirúrgica, cujo método depende da articulação envolvida e também do grau da artrose.

Dentro da fisioterapia, também existem diversas técnicas que podem ser utilizadas em casos de artrose, como terapia a laser, exercícios e massagens fisioterapêuticas. O objetivo principal desses métodos é fortalecer os músculos ao redor dessas articulações.

 

 

Fonte de pesquisa:  https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/artrose-osteoartrite/

Fonte de pesquisa:  https://www.minhavida.com.br/saude

Fonte de pesquisa:  https://cuidadospelavida.com.br/

Fonte Imagens:  https://www.google.com/

Fonte de Imagens: https://br.depositphotos.com/stock-photos