BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE!

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE!

novembro 26, 2020 0 Por Judet

Olá, minhas amigas mulheres cheias de vida!

 

Hoje vamos falar dos benefícios da biomassa de banana verde

Eu gosto de usar a biomassa de banana verde todos os dias e logo pela manhã no suco verde, aí já começo o meu dia com tudo o que meu corpo precisa de nutrientes do bem. Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem a aparência de um purê que pode ser usada em diversas preparações, no feijão, lentilha, molhos, sopas, doces, geleias e até fazer brigadeiros. A biomassa não interfere no sabor dos alimentos, seu sabor é neutro, ela aumenta um pouquinho a consistência dos alimentos e pode ser usada como espessante na preparação dos alimentos.

Porque usar a banana verde

Como não amadureceu, o amido da banana ainda não se transformou em frutose (açúcar natural da fruta) e, por isso, não tem sabor. Mas a banana precisa estar realmente verde, do contrário o purê deixa gosto residual. Por isso, se aquela banana verde que você comprou para fazer a biomassa começou a amarelar, mesmo que levemente, não utilize para fazer a biomassa, espere e coma a fruta madura.

 

Principais nutrientes da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.
A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.
 Quanto mais verde a banana, maior a quantidade de amido resistente — um tipo de fibra que o nosso organismo não consegue digerir, mas que funciona como um nutriente excepcional para as bactérias probióticas (as boas) que vivem no nosso intestino. E, por isso, essa tal fibra faz da banana verde um alimento prebiótico, importante para aumentar a imunidade e manter a saúde, prevenindo doenças como o câncer de cólon e de intestino. Ao chegar intacto no intestino, o amido resistente exerce mais uma função: estimula o bom funcionamento do órgão (ótimo para quem tem intestino preso) e, com isso, diminui o acúmulo de toxinas no organismo.

Benefícios da biomassa de banana verde

Prolonga a sensação de saciedade, mantem o intestino saudável e evita o acúmulo de gordura no corpo são alguns dos benefícios comprovados da biomassa de banana verde  diz a nutricionista Edna Costa, autora do estudo e entusiasta da biomassa de banana verde.

Previne o diabetes tipo 2

As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

Ajuda na perda de peso

A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.

Melhora a saúde da microbiota intestinal

 A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.
 O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.
Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

Diminui os níveis de colesterol

O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.

Melhora o trânsito intestinal

 As fibras não digeríveis na da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

Como fazer a biomassa da banana verde

Ingredientes

De 8 a 10 bananas-nanica (ou prata) bem verdes

Modo de fazer

Destaque as bananas do cacho com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com uma esponja, água e sabão. Enxague bem. Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e ao fogo e, só depois de ferver, acrescente as bananas e tampe. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.  Desligue o fogo, mas mantenha a panela fechada até todo o vapor sair naturalmente (não tente acelerar o processo). Retire a casca da banana ainda quente e bata a polpa no liquidificador ou processador até virar uma pasta lisa. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água filtrada. (não use a do cozimento). Coloque a biomassa nas forminhas de gelo e leve congelar, depois de congeladas transfira para um saquinho plastico e e conserve no freezer por até três meses, ou na geladeira por até cinco dias.

 

 

Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.
Quantidade recomendada de banana verde, a orientação é não ultrapassar o consumo de duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.
Existe a biomassa pronta à venda em empórios e supermercados.

 

Fonte de pesquisa: https://vegmag.com.br/

 

Fonte de pesquisa: http://www.ecologiamedica.net/

 

Imagens:  https://www.google.com/

Imagens:  https://pixabay.com/

Fotos:https://judetbilibio.com.br/