BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE!
Olá, minhas amigas mulheres cheias de vida!
Hoje vamos falar dos benefícios da biomassa de banana verde
Eu gosto de usar a biomassa de banana verde todos os dias e logo pela manhã no suco verde, aí já começo o meu dia com tudo o que meu corpo precisa de nutrientes do bem. Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem a aparência de um purê que pode ser usada em diversas preparações, no feijão, lentilha, molhos, sopas, doces, geleias e até fazer brigadeiros. A biomassa não interfere no sabor dos alimentos, seu sabor é neutro, ela aumenta um pouquinho a consistência dos alimentos e pode ser usada como espessante na preparação dos alimentos.
Porque usar a banana verde
Como não amadureceu, o amido da banana ainda não se transformou em frutose (açúcar natural da fruta) e, por isso, não tem sabor. Mas a banana precisa estar realmente verde, do contrário o purê deixa gosto residual. Por isso, se aquela banana verde que você comprou para fazer a biomassa começou a amarelar, mesmo que levemente, não utilize para fazer a biomassa, espere e coma a fruta madura.
Principais nutrientes da biomassa de banana verde
Benefícios da biomassa de banana verde
Prolonga a sensação de saciedade, mantem o intestino saudável e evita o acúmulo de gordura no corpo são alguns dos benefícios comprovados da biomassa de banana verde diz a nutricionista Edna Costa, autora do estudo e entusiasta da biomassa de banana verde.
Previne o diabetes tipo 2
As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.
Ajuda na perda de peso
A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.
Melhora a saúde da microbiota intestinal
Diminui os níveis de colesterol
Melhora o trânsito intestinal
Como fazer a biomassa da banana verde
Ingredientes
De 8 a 10 bananas-nanica (ou prata) bem verdes
Modo de fazer
Destaque as bananas do cacho com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com uma esponja, água e sabão. Enxague bem. Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e ao fogo e, só depois de ferver, acrescente as bananas e tampe. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos. Desligue o fogo, mas mantenha a panela fechada até todo o vapor sair naturalmente (não tente acelerar o processo). Retire a casca da banana ainda quente e bata a polpa no liquidificador ou processador até virar uma pasta lisa. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água filtrada. (não use a do cozimento). Coloque a biomassa nas forminhas de gelo e leve congelar, depois de congeladas transfira para um saquinho plastico e e conserve no freezer por até três meses, ou na geladeira por até cinco dias.
Fonte de pesquisa: https://vegmag.com.br/
Fonte de pesquisa: http://www.ecologiamedica.net/
Imagens: https://www.google.com/
Imagens: https://pixabay.com/