Primavera a estação das flores!
Olá, minhas amigas, simplesmente mulheres cheias de vida!
Hoje começa a primavera!
Uma estação com muitas flores e muito verde, temos o privilégio de viver em um país com uma das floras mais rica do mundo, somos dono da maior biodiversidade do planeta, o pulmão do mundo, e poder observar essa flora desabrochar durante a primavera é um espetáculo maravilhoso!
Da janela de minha casa de onde escrevo essa matéria, eu vejo essa paisagem que reflete é a imagem perfeita de Deus!
A primavera marca o início do reaquecimento do clima após os meses de inverno, quando as temperaturas são
consideravelmente mais baixas. Essas condições propiciam um início do período de reprodução de muitas árvores e plantas, o que faz com que a primavera seja conhecida como a estação das flores, colorindo a natureza.
Os animais e as plantas tendem a sair de um estado de “hibernação” (alguns, literalmente) do inverno, reanimando-se e trazendo vida e movimento para a natureza.
Se considerarmos que o inverno e o verão são os extremos das estações do ano, com máximas e mínimas de temperatura, tanto o outono quanto a primavera são períodos de temperatura amena e agradável. Marcam a mudança da paisagem, como que preparando a natureza para a próxima estação.
Durante a primavera, os animais polinizadores, como as abelhas, ficam muito mais ativos, aumentando consideravelmente o ciclo reprodutivo das plantas. Isso coincide com o início do período de chuvas, que geralmente tem seu pico no verão. Assim, a umidade relativa do ar aumenta com o crescimento da temperatura, criando as condições ideais para a reprodução vegetal.
Uma característica marcante da primavera é a duração dos dias e das noites. De maneira geral, em média, dia e noite possuem quase que a mesma duração, exceto no equinócio, dia que ambas duram exatamente o mesmo tempo. À medida que a primavera vai passando, os dias vão ficando maiores, com maior incidência de raios solares.
A primavera é conhecida como a estação das flores, no entanto, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies. No Cerrado, por exemplo, os ipês florescem no inverno, trazendo um colorido especial à paisagem seca.
A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. As temperaturas também são mais amenas, embora, em muitas regiões do país, o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.
O equinócio marca o início das estações do outono e da primavera. No equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração.
O equinócio de março marca o início das estações do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte (ocorre entre os dias 20 e 21 de março) e o equinócio de setembro marca o início da primavera no hemisfério Sul e outono no hemisfério Norte (entre os dias 22 e 23 de setembro). No equinócio, o dia e a noite têm duração de 12 horas cada.
Fotos: Fonte:https://judetbilibio.com.br/
Referência de pesquisa: Fonte: https://www.stoodi.com.br/
Referência de pesquisa: Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/
Muito bacana..parabens.amiga
Minha amiga Cila estou feliz em te encontrar aqui no blog, obrigada, beijos!
Belo texto, lindas fotos!
Que bom que gostou Vera, as fotos são das flores aqui de casa, esse ano as flores estão lindas!
Parabens querida Ju!! Gostei de ver sua alegria!!! Bjs
Obrigada Rozane, a vida é curta vamos aproveita-la com alegria, beijos!
Gostei do texto e das flores!
Fico feliz que você gostou Neusa, falar da primavera é leve e alegre!