Como Atrair Pássaros Para Seu jardim

Como Atrair Pássaros Para Seu jardim

novembro 13, 2020 0 Por Judet

Minhas amigas!

Simplesmente mulheres cheias de vida!

 

É muito lindo ver os passarinhos voando livremente em meu jardim, fico observando os beija-flores, suas cores, seus voos leves, mas, determinados em direção ao néctar das flores ou mesmo ao bebedouro com água açucarada . E o sabia, é ainda escuro quando começa a cantar, seu canto maravilhoso enche o amanhecer de sons, alegria e vida!

E tantos outros pássaros que vem a procura de um jardim ou quintal, pequeno ou grande, não importa, eles formam um ecossistema, como uma ilha composta pela natureza, se torna um habitat importante para pequenas aves silvestres que vem nos alegrar com seus cantos e suas cores, nos proporcionando momentos de relaxamento e uma agradável conexão com a natureza.

 

 

 

Apesar de alguns passarinhos terem se adaptado às cidades, a grande maioria deles busca seu habitat em parques, de árvore em jardim. Nós podemos proporcionar a eles ambientes agradáveis, onde possam vir se alimentar, descansar e viver. Em troca, nosso jardim ganha novos movimentos, cores e sons maravilhosos, que tornam a nossa experiência mais holística e contemplativa. Além disso, as pequenas aves nos ajudam a controlar pragas das plantas, comendo uma lagartinha aqui, um pulgão ali. Elas enriquecem o próprio cardápio e livram nossas plantas desses bichinhos indesejáveis.

 

Para atraí-los, dicas simples de implementar

Os pássaros são atraídos por alimentos. Eles vão até o jardim procurando comida e água. O que irá mantê-los no jardim é justamente a oferta dos alimentos.

O ideal é que se pesquise sobre as espécies que se deseje atrair e ofereça alimentos que fazem parte do cardápio natural. Um erro muito comum é oferecer pão, arroz e farinha de milho, geralmente jogados no chão. Estes alimentos são pobres em nutrientes e costumam atrair muitos pombos, além de ratos e camundongos, estimulando sua rápida reprodução, em detrimento de aves nativas. Passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, que são mais nutritivas e saborosas. Comece oferecendo mamão e banana, além de misturas de grãos próprios para passarinhos. Você pode utilizar até aqueles bastões de grãos gelatinizados, para pendurar em árvores e varais por exemplo.

Alimentadores adequados, que fiquem acima do solo e preferencialmente em locais mais altos, também encorajam as aves mais tímidas a se aproximar. Utilize alimentadores que sejam convidativos e fáceis de serem higienizados frequentemente. Mantenha-os em locais sem acesso a cães e gatos. Se utilizar alimentadores para beija-flores, lembre-se de lavá-los e trocar a solução açucarada diariamente.

Comedouro: instale em altura suficiente para que não possa ser acessada por intrusos como cães, gatos, roedores, etc.

Local do comedouro: escolha um local próximo a uma árvore para que os pássaros tenham sombra e um ponto de abrigo para se esconderem guando se sentirem ameaçados.

Oferta de alimentos: uma vez iniciada, a prática de oferecer alimentos não deve ser interrompida abruptamente. Principalmente nas cidades, os visitantes se acostumam com o alimento fácil à disposição e podem sofrer com a falta.

Limpeza do comedouro: higienizar bem o comedouro e eventuais recipientes é muito importante. As garrafinhas com água e açúcar para beija-flores exigem atenção especial. É preciso lavá-las semanalmente com água e cloro, além de trocar a água todos os dias.

Bebedouro: é importante ter água limpa para que os pássaros possam se hidratar.

 

 

 

A água servirá tanto para matar a sede, quanto para os divertidos banhos que os passarinhos gostam de tomar no calor. Mas lembre-se de manter a água sempre limpa e fresca, evitando a disseminação de doenças entre as pequenas aves. Não esqueça, quando você decide interferir na natureza, você se torna responsável também por suas ações. A água parada também poderá se tornar um foco para a reprodução de mosquitos, como o mosquito da dengue, portanto limpeza frequente é primordial.

 

 

Quais alimentos oferecer aos pássaros

 

 

 

Alpiste

alpiste é apreciado por diferentes espécies de pássaros e são fáceis de adquirir no mercado. O detalhe é que os pássaros não comem a casca do alpiste que fica espalhada pelo comedouro e pelo chão, é preciso limpá-la para não atrair animais indesejados (roedores).

Sementes

Entre as sementes utilizadas na alimentação de pássaros, temos: milho, painço vermelho, semilha, colza, nabo, trigo, aveia, girassol e linhaça. Existe uma grande quantidade de sementes que podem ser usadas na alimentação das aves, no entanto, você precisa verificar se o consumo delas está apto para a fauna de pássaros nativa da sua região. As sementes é uma espécie de alimento que apresenta um grande teor de gordura, e isso faz com elas se tornem um alimento bastante atrativo para as aves.

Frutas maduras

(nem passadas nem verdes): banana, laranja, maçã, mamão, abacate, pitanga, etc. Basta cortar a fruta ao meio, preservando a casca, e colocá-la no comedouro com a polpa voltada para cima. Comece aos poucos para evitar o desperdício, com ¼ de banana ou ¼ de mamão, por exemplo. Isto porque os pássaros podem demorar um pouco para frequentar o seu jardim, mas depois que começarem continuarão por muito tempo. Então insista, limpando o comedouro e trocando a oferta de comida diariamente, mesmo que nenhum pássaro tenha aparecido.

Barre as pombas domésticas

Nunca, jamais dê miolo de pão ou quirera de milho. As pombas domésticas estão tão acostumadas a comer lixo que nem se atraem por frutas e sementes. Cuidado para não confundi-las com as primas asa-branca, juriti e rolinha, que são pombas de classe.

Deixe as abelhas desnorteadas

 A cada três dias, suspenda a água com açúcar e só volte a colocá-la depois de 24 horas. As abelhas precisam de quatro dias para decorar o caminho entre a casa delas e a sua. Ao interromper o fornecimento, você confunde a memória delas.

 

 Construa ninhos

 

 

 

Ninhos artificiais, além de servirem para refúgio, descanso e reprodução das aves, ainda acrescentam um charme delicado ao jardim. Compre ninhos prontos ou construa seus próprios ninhos, cuidando para que tenham tamanho interno adequado, assim como o orifício de entrada.

Com materiais simples, pode-se montar verdadeiros condomínios para abrigar os pássaros no jardim.

 

É importante que estes ninhos sejam limpos a cada ano ou ciclo reprodutivo, evitando assim uma possível transmissão de doenças entre as aves. Uma boa impermeabilização vai garantir maior durabilidade dos materiais e facilitar a limpeza. Fuja dos modelos unicamente decorativos, que muitas vezes não são preparados para aguentar as intempéries do jardim e podem colocar as pequenas aves em risco, além de se estragarem rapidamente.

 

Como atrair Beija – flores

 

Muitos admiradores de pássaros adoram receber a visita daquele que é símbolo da beleza e simplicidade: o beija-flor. Por isso é comum ver casas decoradas com bebedouros onde essas aves podem se servir tranquilamente. Mas algumas pessoas acreditam que podem estar prejudicando o pássaro colocando água com açúcar para ele beber, porém este é um mito.

Não existe nenhuma constatação científica de que a água açucarada é prejudicial à saúde do beija-flor. Na verdade existe um mito muito difundido de que o uso dos bebedouros com água e açúcar causaria uma doença no bico dos beija-flores, levando-os à morte. Este mito vou quebrado após análise do Médico Sanitarista e Ornitólogo Luiz Fernando de Andrade Figueiredo baseado no estudo do naturalista do Espirito Santo, Augusto Ruschi que se dedicou bastante ao estudo dos beija-flores e foi o criador do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. Ocorre que Ruschi mantinha beija-flores em cativeiro para estudo e não há informação do tipo de alimento que dava a eles.

 

 

 

 

 

Provavelmente o suprimento proteico era insuficiente, do que resultava desnutrição nos beija-flores e a consequente queda de sua imunidade. Uma doença muito comum nos indivíduos com imunidade suprimida é a candidíase, uma micose causada pelo fungo Candida albicans, o popular “sapinho” que acomete boca de nenéns. Certamente era essa a doença que afetava os beija-flores de Ruschi. A divulgação disso ganhou uma grande repercussão, mas de forma equivocada, pois as pessoas entenderam que era a água com açúcar dos bebedouros que causava a doença (ou mesmo o fato da água estar deteriorada) e não a deficiência proteica dos beija-flores em cativeiro.

O ideal é atraí-los com espécies floríferas fornecedoras do néctar. São elas: escova-de-garrafa, grevílea-anã (esta planta em flor corresponde ao mesmo que uma garrafinha de água com açúcar por dia. Generosa, ela floresce quase o ano todo), ipê, hibisco, flor-camarão, brinco-de-princesa, sanquézia, entre outras.

 

Plante espécies atrativas:

Frutas pequenas e coloridas costumam atrair os passarinhos

.

Antes de qualquer coisa, pense em adquirir e privilegiar um ambiente natural, com espécies de plantas que são atrativas aos passarinhos, seja por oferecerem alimento, seja por oferecerem abrigo. Um jardim sem frutas e flores pode até ser um local de descanso, mas pode ser muito mais com plantas frutíferas. Árvores que produzem pequenos frutos geralmente são as favoritas, tais como o araçá, a uva-do-japão, jabuticaba, pitanga e a amora. As com ramagem densa e ramificada são próprias para fazer ninhos. As espécies de flores nectaríferas são adoráveis para os beija-flores, e serão um grande sucesso se florescerem o ano inteiro, como a flor-de-coral.

Se as plantas que fornecem alimento frutificarem ou florescerem no inverno, será ainda melhor, visto que nessa época geralmente a oferta de comida é escassa e o seu jardim se tornará um verdadeiro oásis para as aves.

 

As plantas abaixo são exemplos de frutíferas que atraem as seguintes espécies de pássaros:

Acerola: sanhaços, saíras, sabiás
Abacateiro: sabiás, sanhaços, jacus, pica-paus
Amoreira: sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras
Bananeira: tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras
Cajueiro: sabiás, sanhaços, saíras, periquitos, papagaios
Caquizeiro: saíras, sabiás, bem-te-vis
Figueira: tucanos, periquitos, jacus tico-ticos, tangarás
Gabirobeira: sanhaços, sabiás, saíras
Goiabeira: periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras
Jabuticabeira: periquitos, sanhaços, saíras, sabiás
Mamoeiro: tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus
Pitangueira: sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, arapongas

 

Fonte de pesquisa:  http://terral.agr.br/plus

Fonte de pesquisa:  https://www.jardineiro.net/

Fotos:   http://www.google.com

Fotos:  https://pixabay.com/