A apenas 2 horas de carro do litoral de Santa Catarina, está a famosa região da Serra Catarinense
São 17 municípios espalhados pela região que oferecem excelentes hospedagens e restaurantes em um cenário onde o turismo rural predomina. A Serra Catarinense tem picos que atingem 1.827 m de altura, uma das únicas regiões onde neva durante os invernos no Brasil. Nessa época do ano cidades como Urubici e São Joaquim, ganham um toque especial com geadas, nevoeiros, granizos e até mesmo cachoeiras congeladas que fazem a alegria dos turistas.
A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.
A Serra também conta com ótimas vinícolas premiadas nacionalmente e internacionalmente. Apreciar um bom vinho degustando receitas regionais a base de pinhão é uma ótima maneira de aproveitar o melhor que a região tem a oferecer.
Bom Jardim da Serra
A porta de entrada para a Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é famosa por abrigar a Serra do Rio do Rastro, uma estrada com cerca de 12 km de curvas sinuosas. A região abençoada impressiona os turistas com seus rios, cachoeiras e cânions.
Lages
Lages é a maior e mais conhecida das cidades da Serra Catarinense. Fundada em 1677 por bandeirantes que passavam pelas terras durantes as expedições entre os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, o município conta com fazendas tradicionais da época que hospedam visitantes. A cidade também conta com dois festivais bem populares, o Festival de Teatro de Lages, realizado em setembro no Teatro Municipal Marajoara e a Festa Nacional do Pinhão, uma das principais festas regionais de Santa Catarina, que reúne milhares de visitantes do Brasil.
São Joaquim
Com um pouco mais de 25 mil habitantes, o município de São Joaquim contém três ingredientes que fazem com que a cidade seja um dos roteiros mais procurados de Santa Catarina: neve, maça e vinho. Em quase todas as estações do inverno a cidade sempre se destaca por estar entre as cidades mais frias em solo brasileiro.
Ubirici
Com paisagens espetaculares, Urubici é uma dos principais destaques da Serra Catarinense. As atrações naturais do município, fazem dele um dos pontos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. São tantas as opções que é difícil saber por onde começar: rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade.
Urupema
Muita diversão espera por você em Urupema, um pequeno município da Serra Catarinense. O turismo rural é a grande atração, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios.