Conheça Alter do Chão o Caribe amazônico!
Minhas amigas!
Simplesmente mulheres cheias de vida!
Alter do chão no Pará é conhecida como o “Caribe amazônico”, ficou mundialmente famosa com uma reportagem de 2009 no jornal inglês The Guardian, que pinçou 10 praias top no Brasil e Alter foi uma das eleitas. Mas, não vá esperando ver água azul turquesa, pois jamais irá encontrar, afinal estamos falando da Amazônia e não existem praias dessa tonalidade por lá. Mas, mesmo que não seja pela cor das águas, o local é um paraíso e tem praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz! O Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular!
Vista da cidade de Santarém
O caminho até lá requer um voo de Belém até Santarém. Chegando no aeroporto, alugue um carro, ou pegue um táxi Santarém-Alter, ou ainda se chegar durante o dia pode pegar o ônibus, vale lembrar que o ônibus de linha comum para Alter do Chão não passa no Aeroporto de Santarém. Neste caso, será preciso pegar primeiro um ônibus do aeroporto até a cidade (desça no Shopping Rio Tapajós) e depois o ônibus para Alter do Chão (com frequência a cada meia hora). O trajeto é bem tranquilo e o ônibus só fica cheio em dias de final de semana, no melhor esquema praia de domingo. A viagem de ônibus dura 40 minutos e leva até o centro de Alter do Chão.
Alter do Chão é um distrito do município de Santarém, com menos de 7 mil habitantes. A estrada que liga os dois destinos é impecável e tem 34 km, e é toda asfaltada. A praça Sete de Setembro concentra o núcleo urbano e é de lá que saem as canoas para a Ilha do Amor e também os barcos motorizados que levam para outras praias e passeios. Em suma, é uma boa referência na hora de escolher uma hospedagem.
Qual a melhor época para ir a Alter do Chão!
É importante conhecer o clima e escolher a época para quem pretende conhecer a região, pois faz muita diferença , já que a região muda completamente de paisagem a depender do volume de chuvas. A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região, que engloba também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro. Já quem busca passeios de barco em meio à floresta e quer ver muita vida animal, o mais recomendado é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas que vai principalmente de janeiro a julho.
E quantos dias ficar e o que fazer em Alter do chão!
Uma semana é um perfeito para quem quer aproveitar sem correria e conhecer as principais atracões de Alter do Chão. Em sete dias será possível conhecer as principais praias do Rio Tapajós e Rio Arapiuns, visitar a Floresta Nacional do Tapajós.
Viajar para Alter do Chão é ter a certeza de encontrar cenários lindos para tirar boas fotos. A região é excelente para quem busca dias de descanso e contato direto com a natureza e também para quem não abre mão de boa infraestrutura e quer apenas passar o dia relaxando sem tirar os pés da água, com direito aos melhores peixes paraenses e pratos cheios de sabor.
Aproveite os passeios em Alter do Chão para conhecer e desfrutar das praias, rios, lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés e canais que são a síntese da beleza da região. À noite, grande parte dos turistas investe o tempo experimentando algumas iguarias locais nos restaurantes, apreciando uma boa cerveja nos bares ao ar livre ou par assistir a dança do carimbó.
Aproveite para conhecer muitas praias
A areia fina e clara que surge à beira dos rios Tapajós e Arapiuns no período da seca forma um maravilhoso conjunto de praias nos arredores de Alter do Chão. São tantas faixas e pontas de areia que adentram a água doce que muitas delas nem nome têm. As mais famosas, quase sempre, oferecem restaurantes ou quiosques para os turistas. Outras, mais desconhecidas, os visitantes tem a sensação de que estam em um paraíso particular. As praias em Alter do Chão aparecem apenas no período da estiagem, quando o nível dos rios baixa e as faixas de areia surgem esplendorosas.
Aproveite para passear de lancha ou barco
Para conhecer diversas prais o melhor é investir nos passeios de barco ou de lancha. As rotas variam muito e há opções para todo tipo de turista. Os tours são realizados por agências de turismo, pela associação de barqueiros (Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão – ATUFA) ou por profissionais particulares. Para ter mais liberdade de roteiro, o ideal é contratar um barqueiro particular e escolher as paradas do passeio junto com ele.
Para encerrar seu dia com alegria, pare para observar e apaixonar com o por do sol, você também pode fazer um delicioso passeio de barco pelo rio Tapajós, simplesmente para assistir ao espetáculo do sol refletindo na água.
Aprecie o espetacular encontro das águas
Em frente a orla de Santarém acontece o encontro das águas azuis do Rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas. Para ver o espetacular encontro das águas nem é preciso pegar um barco é só observar da orla. Quem quiser ver o espetáculo mais de perto poderá fazer um passeio de barco até o encontro e nadar entre os dois grandiosos rios que cortam o Pará.
Fonte de pesquisa: https://viagemeturismo.abril.com.br/
Fonte de pesquisa: https://www.melhoresdestinos.com.br/
Fotos: https://pixabay.com/