No Dia do Cardiologista, saiba como diagnósticos precisos ajudam a cuidar do seu coração
Um diagnóstico preciso pode mudar a vida de uma pessoa e o cardiologista Rogério Tasca, diretor médico do laboratório de exames cardiológicos Ecodoppler, no Rio de Janeiro, sabe bem da importância disso. Certa vez, ele atendeu uma paciente de 54 anos, que tinha sido diagnosticada com um tipo raro de tumor cardíaco benigno, chamado mixoma. Para esses casos, a indicação é fazer uma cirurgia para a retirada da lesão.
Porém, quando a paciente já estava em procedimento pré-operatório, Dr. Tasca decidiu fazer um novo exame de imagem e pode identificar que se tratava de outro problema. O que constava nas imagens do ecocardiograma não era compatível com o diagnóstico anterior.
Parece complicado, mas o que ele encontrou era uma hipertrofia lipomatosa do septo interatrial. Não entendeu? É quando ocorre um crescimento das células de gordura na região que divide o lado direito e o esquerdo do coração.
“O ecocardiograma é um exame que analisa a estrutura, o tamanho, a mobilidade das válvulas cardíacas, as diferentes cavidades do coração e as características do fluxo sanguíneo. Ao realiza-lo, confirmamos nossa suspeita de que se tratava de um caso de hipertrofia e não um tumor benigno e, nesses casos, não é necessário um tratamento clínico e muito menos cirúrgico”, explica o médico.
Graças ao diagnóstico correto com o apoio de equipamentos de alta precisão, que produzem imagens de qualidade, como a linha Vivid de ultrassom dedicada à cardiologia da GE Healthcare, a paciente não passou por uma cirurgia desnecessária.
“No começo, ela ficou assustada, pois achou que o seu problema não tinha mais cura. Mas, na verdade, ao se dar conta que o procedimento não era necessário, ela chorou de alegria, me abraçou e agradeceu”, relata o médico.
Apesar de sua dimensão – um pouco maior que o punho fechado de um adulto – o coração é o músculo crucial para o corpo humano: é ele que bombeia o sangue oxigenado para o corpo e direciona o sangue desoxigenado até os pulmões, para ser enriquecido com oxigênio novamente.
Hoje, com equipamentos de diagnóstico por imagem, é possível analisar cada detalhe desse órgão, por menor que seja, e a precisão é fundamental para que os médicos identifiquem anomalias e lesões e, assim, conduzam tratamentos adequados.
Aproveitando o Dia do Cardiologista, 14 de agosto, compartilhamos o recado do Dr. Rogério Tasca sobre a importância do diagnóstico preciso: “os equipamentos de diagnóstico por imagem são ferramentas essenciais para a cardiologia, pois além de realizarem exames não invasivos, ajudam os médicos em diagnósticos mais assertivos das doenças do coração”, conclui.
Para saber mais sobre as soluções da GE Healthcare, acompanhe o GE Reports Brasil ou acesse www.gehealthcare.com.br!
Fonte: Revista Galileu . 14.08.2015