5 fatos sobre o câncer de ovário que toda mulher deve saber

5 fatos sobre o câncer de ovário que toda mulher deve saber

junho 4, 2020 0 Por Judet

A campanha mundial de combate ao câncer de ovário apresentou os seguintes fatos sobre a doença que precisam ser disseminados:

Escrito por Laís Barros Martins (colaboradora)

1. Todas as mulheres correm o perigo de desenvolver câncer de ovário

O câncer de ovário é diagnosticado anualmente em quase 250 mil mulheres no mundo e é responsável por 140 mil mortes por ano. Ao contrário de outros tipos de câncer, países desenvolvidos e em desenvolvimento são igualmente afetados pela doença. É importante estar ciente dos sintomas, fatores de risco e histórico familiar materno e paterno.

2. Conhecer os sintomas pode capacitar as mulheres a ter acesso ao diagnóstico mais precoce

Na fase inicial, a doença é mais facilmente tratável. Se uma mulher sentir com frequência alguns dos sintomas indicativos abaixo, embora estejam muitas vezes associados a outros problemas mais correntes e menos graves, é importante falar com seu médico (ginecologista oncológico) e investigá-los para um diagnóstico exato:

  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo
  • Dificuldade de comer / sensação de plenitude
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar

3. Diagnóstico antecipado amplia a taxa de sobrevida

Quando detectado na fase inicial, enquanto o tumor está confinado ao ovário, ou seja, ainda não se espalhou, até 90% das mulheres podem apresentar taxa de sobrevida superior a cinco anos.

4. O câncer de ovário geralmente é diagnosticado em fase tardia

Frequentemente diagnosticado já em estágio avançado, muitas vezes porque as mulheres demoram a procurar ajuda – acham que os sintomas são causados pelo período mensal, a menopausa ou a ingestão de algum alimento. Médicos também suspeitam inicialmente que os sintomas apresentados têm causas menos graves. Todavia, a frequência dos sintomas deverá ajudá-los a levar em consideração o câncer de ovário. Por isso, é útil fazer um diário dos sintomas.

5. O Papanicolau não detecta a existência do câncer de ovário

Muitas mulheres acreditam erroneamente que um teste de esfregaço cervical ou do colo do útero irá detectar câncer de ovário, mas este exame aponta apenas alterações pré-cancerosas para as células do colo do útero, cujo tratamento é diferente do câncer de ovário e tem resultados de mais sucesso.

As informações acima foram originalmente publicadas pela Organização Ovarian Cancer Day.