Tradições Natalinas, hoje é a vez das Guirlandas!
Minhas amigas, simplesmente mulheres cheias de vida!
Nesse mês de dezembro estamos falando, conhecendo e refletindo sobre as tradições natalinas e também vamos falar do nascimento de Jesus!
já falamos da árvore de natal e hoje é a vez das Guirlandas!
Guirlandas
Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nessa época festiva. É por isso que é tradição pendurá-las na porta principal das casas. Inicialmente um símbolo pagão, a guirlanda passou a ser utilizada pela igreja com a adaptação de velas, donde surgiu a coroa do Advento.
A guirlanda é utilizada como enfeite de porta durante o período natalino, ela é feita de galhos secos, folhagens, flores e pedrarias.
Elas também são conhecidas como coroas do advento, usadas no tempo do advento, período de quatro semanas que antecede o natal. A cada domingo desse período, até a chegada do natal, deve-se acender uma vela, sendo que a cada uma é dado um diferente significado.
As guirlandas são círculos de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, usadas para decorar as portas das casas no período do natal.
Podem aparecer com diversos adornos, como fitas, frutas, ciprestes, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus.
A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.
A época do solstício de inverno significava as várias etapas da história da salvação, a luz profética que iluminava as trevas até a chegada do Sol.
Alguns elementos tornam a coroa como um símbolo cheio de significados. Seu formato em círculo significa a perfeição, sem começo e sem fim, mas rico em harmonia. O universo tem a forma circular e nele encontramos o ciclo do tempo, do ano.
A luz das velas simboliza a luz de Deus que surge para encher a vida de bênçãos. A ideia de acender as velas surgiu em virtude do período de inverno na Europa, quando a luz do sol quase não aparece.
Assim como os demais enfeites, a guirlanda já pode ser colocada no hall de entrada já no mês de novembro,
quando vitrines e cidades começam a se enfeitar para a ocasião. Contudo, segundo a tradição católica, a data correta é no primeiro domingo do Advento, isto é, o primeiro domingo de dezembro.
Fonte de pesquisa: https://mundoeducacao.uol.com.br/
Fotos: https://pixabay.com/pt/photos
Fotos: http://Imagem de JamesDeMers por Pixabay
Fotos: https://www.google.com/