A Realização do Voluntariado

A Realização do Voluntariado

junho 4, 2020 0 Por Judet

Os Valores Atuais Formam um Novo Inconsciente Coletivo

E hoje? Se fala de quê? Stress, ansiedade, (nada a ver com falta de tempo né?), transtorno do pânico e depressão (algo relacionado à ausência familiar? Pode ser em alguns casos), vazio existencial (falta da estrutura familiar afetiva e descartabilidade das relações sociais), dentre muitas outras que são típicas do hoje. Sabia disso? Bom, não fores líder ou ministro, sem problemas.
E que ‘valores’ sustentamos hoje? Pensa aí. Autoimagem, resultado acima de tudo, sacrifício da família em prol do trabalho, carreira, interesses sociais, sexualidade, status social, e mais alguns.
As pessoas hoje perderam uma capacidade básica da afetividade. Estamos tão centrados em nós mesmos que nos esquecemos do outro. Só que isso tem conseqüências negativas sobre a subjetividade humana, mas parece que ninguém sabe disso. Alguns cientistas socias já fizeram estudos com bebês humanos que foram deixados sem afeto: morreram.
Contudo, não darei de mão beijada a resposta sobre qual capacidade é essa que falta a alguns do século XXI. Só posso dizer que Cristo a desempenhou muito bem, assim como Madre Tereza e Gandhi. E agora pergunto: o que eles tiveram em comum? Devido a tal capacidade, o sofrimento psicológico passou muito longe deles.
Pois é, o voluntariado possibilita experimentar e promover esse algo perdido nesta sociedade interesseira. Uma capacidade que essas três Pessoas supracitadas foram mestres em fazer. Mas o que será? Pense.
O voluntariado possibilita ainda transformar o mundo à nossa volta através da ação por partes, possibilita resgatar o que se perdeu neste século, algo que tem mais a ver com dar do que com receber…
É isso, uma mente saudável, uma vida de sucesso…
Fonte: Marcelo Quirino – Psicólogo